Política PF
PF abre inquérito para investigar atos de vandalismo contra imagens religiosas
Investigação atende a pedido do ministro Flávio Dino, do STF
01/10/2026 13h00
Por: João Araújo Fonte: Correio Braziliense

A Polícia Federal (PF) decidiu abrir um inquérito para apurar ataques e atos de vandalismo contra imagens religiosas registrados em diferentes regiões do país. A medida ocorre após determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta-feira (30/9).

A corporação fez uma análise inicial do caso e identificou elementos para a abertura formal da investigação. A apuração ficará a cargo da Diretoria de Combate ao Crime Organizado e à Corrupção (Dicor).

Dino acionou a PF e a Procuradoria-Geral da República (PGR) após reunir relatos do que considera uma “onda de ataques” contra símbolos religiosos. Os episódios envolvem casos de vandalismo e destruição de imagens ligadas a diferentes religiões entre março e setembro deste ano.