Política Lula
“Eles pegaram um agiota e transformaram em um banqueiro”, diz Lula sobre Vorcaro
Durante comício em Curitiba o petista afirmou que é preciso expor os responsáveis pelo caso e disse que quem cometeu irregularidades deve ser desmascarado
12/09/2026 20h00
Por: João Araújo Fonte: Correio Braziliense

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou neste sábado (12/9) a divulgação das investigações sobre o Banco Master. Durante comício na Boca Maldita, em Curitiba, o petista afirmou que é preciso expor os responsáveis pelo caso e disse que quem cometeu irregularidades deve ser desmascarado. “Vamos deixar nu para saber quem é que está por detrás disso (...) quem fez putaria vai ser desmascarado”, afirmou. Lula afirmou que "eles pegaram um agiota e transformaram em um banqueiro", ao se referir a Daniel Vorcaro. O chefe do Executivo defendeu a apuração rigorosa e a transparência total nas investigações sobre as irregularidades apontadas no sistema bancário.

Lula também criticou a divulgação seletiva de informações pelo relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF). Sem citar nominalmente o ministro André Mendonça, responsável pela relatoria, o presidente afirmou que um juiz não deveria divulgar apenas as informações que lhe interessassem. “Não era possível o cidadão que é o juiz relator ficar soltando matéria, pensando somente aquilo que interessava a ele”, disse.

As declarações ocorrem em meio à crise na Corte provocada pela divulgação de informações relacionadas à ação que trata da relação entre Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e o ministro Alexandre de Moraes. Diante do desgaste envolvendo o STF, o discurso da campanha petista passou a defender mudanças no Judiciário e a adoção de um “padrão de comportamento” para magistrados.

“Ninguém pode ser ministro da Suprema Corte para ficar rico. Aquilo é um sacerdócio. A pessoa tem que se dedicar porque é a Corte Suprema e, se tomar uma decisão, ninguém pode mudar. Então as pessoas têm que ter um padrão de comportamento acima da média da sociedade”, afirmou Lula.

Críticas a Bolsonaro

O presidente também tentou vincular a trajetória de expansão do Banco Master ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo Lula, o banco foi criado e fortalecido durante a gestão anterior, enquanto seu governo teria atuado para investigar e fechar a instituição. “Em 2019 pegaram um agiota e o transformaram em banqueiro. Agora tem esse Vorcaro que corrompeu muita gente. Eles criaram esse banqueiro e nós prendemos. Eles criaram um banco e nós fechamos”, disse.

Lula afirmou ainda que as investigações sobre o caso Master ocorreram durante seu governo. A fala segue a estratégia do presidente de atribuir à gestão petista a reação às suspeitas envolvendo a instituição financeira.