Monday, 24 de August de 2026
30°

Tempo nublado

Brasília, DF

Tecnologia Tecnologia

Marcelo Buosi é o novo presidente da ABCD

Formado em economia pela Faculdade de Administração e Economia da USP, executivo é cofundador e diretor de operações da QI Tech

24/08/2026 às 16h43
Por: Robson Silva De Jesus Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
ABCD
ABCD

Representante das fintechs de crédito, a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) anuncia Marcelo Buosi como seu novo presidente. Anteriormente vice-presidente da entidade, o executivo é cofundador e diretor de operações da QI Tech, fintech voltada à infraestrutura tecnológica para crédito, banking, pagamentos e cobranças.

Continua após a publicidade

Economista formado pela Faculdade de Administração e Economia da USP, Buosi tem passagens pelo banco Barclays e pela Quatá Investimentos, além de experiência que soma mais de uma década no segmento financeiro.

Continua após a publicidade

"As fintechs de crédito vêm ampliando de forma consistente sua participação no mercado. De acordo com pesquisa recente realizada pela ABCD e pela PwC Brasil, o volume de crédito concedido pelas fintechs atingiu R$ 53,8 bilhões, 51% a mais do que no ano anterior. Crescer nesse ritmo, mesmo em um ciclo de juros altos, mostra que o modelo amadureceu. Esse crescimento ocorre paralelamente a uma série de mudanças nos modelos de negócios, na regulamentação e na oferta de produtos, resultando na transformação e movimentação do mercado", afirma o presidente da associação.

Continua após a publicidade

"Nesse contexto, o papel da ABCD segue fundamental ao contribuir com os debates que fazem o setor avançar e reforçar a seriedade das fintechs. É justamente com esse propósito que assumo a presidência", completa Buosi.

A ABCD anuncia também duas outras mudanças em seu quadro de lideranças. Marcos Masuchi, VP de Produto e Design na Creditas, com mais de 20 anos de experiência nos setores bancário e de fintechs, assume o posto de 1º vice-presidente, enquanto Eduardo Sorensen, CEO e cofundador da Credifit, com duas décadas de atuação em planejamento estratégico, controladoria e tecnologia, passa a responder como 2º vice-presidente da associação.

Mais informações sobre a diretoria da ABCD estão disponíveis em https://creditodigital.org.br/governanca/