Quinta, 28 de Agosto de 2025
14°C 30°C
Brasília, DF
Publicidade

Atleta disputa vaga para Paralímpiada de Tóquio

Esta será a primeira vez que o parabadminton fará parte da agenda dos Jogos Paralímpicos

Por: Fonte: a noticia certa
14/11/2019 às 09h45
Atleta disputa vaga para Paralímpiada de Tóquio

Medalha de ouro nos Jogos ParapanAmericanos de Lima, no parabdminton em duplas masculina, o atleta Marcelo Conceição tem mais um desafio importante este ano. Ele está no Japão brigando por pontos na corrida para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. De 13 a 17 de novembro, o atleta participa do Japan Para-Badminton Internacional 2019, evento teste para a paralímpiada.

“Para conseguir esta vaga é preciso ficar entre os seis do ranking mundial. O Marcelo está em 10º, mas ainda tem quatro competições pela frente. Tóquio, Brasil, Peru e Espanha para somar esses pontos”, disse Cláudia Dionice, treinadora do atleta. Os dois contaram com o programa Compete Brasília para conseguir as passagens para o Japão.

Esta será a primeira vez que o parabadminton fará parte da agenda dos Jogos Paralímpicos. E Marcelo briga tanto pela classificação individual quanto para a vaga em duplas masculina. “A gente ainda tem a vantagem porque uma das etapas será no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo, em fevereiro. Lá a gente já conhece a estrutura e também é uma viagem rápida e menos cansativa. Saímos na frente nesta etapa aqui no Brasil”, falou Cláudia.

Marcelo treina no Centro Olímpico e Paralímpico de Brazlândia e disputa a vaga paralímpica tanto na categoria simples (individual) quanto na categoria em dupla. O atleta foi ouro em Lima com a dupla formada com Júlio Godoy (SP). Ele acredita que a viagem será de grande aprendizado. “É uma experiência única. É a primeira vez que participo de um torneio asiático. E estar entre os melhores do mundo será uma grande escola. Lá, a criança nasce com a raquete e a peteca na mão. A cultura do badminton lá é muito diferente. Eles têm aulas de badminton nas escolas”, disse.

Japan Training Camp 2019
Além do evento-teste para os Jogos de Tóquio, Marcelo e Claudia passaram dos dias 7 a 11 de novembro de 2019 fazendo treinamento com a comissão técnica e jogadores do time do Japão, o Japan Training Camp 2019.  Da América do Sul apenas representantes do Brasil e Peru foram convidados.

“Esse participação é muito importante porque os asiáticos são os melhores jogadores de badminton do mundo e estamos nos dedicando para aprendermos um pouco mais as técnicas que eles usam”, destacou Cláudia.