Terça, 26 de Agosto de 2025
13°C 29°C
Brasília, DF
Publicidade

Brazlândia tem novo Conselho de Segurança Urbano

Os novos integrantes do Conselho de Brazlândia já entraram em exercício auxiliando os órgãos de segurança pública

Por: Fonte: a noticia certa
13/11/2019 às 20h19 Atualizada em 13/11/2019 às 20h54
Brazlândia tem novo Conselho de Segurança Urbano
Por: Samuel Barbosa
 
Na última segunda-feira (11) a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal empossou os trinta e cinco (35) novos Conselheiros de Segurança que atuarão nas cidades ajudando a desenvolver políticas públicas, visando melhorar o elo entre as forças de segurança e a comunidade. A cerimônia foi realizada no auditório do Corpo de Bombeiros, no Setor Policial Sul. Ao todo, 140 novos representantes foram diplomados e já podem entrar no exercício do cargo.
 
Em Brazlândia, o Conselho foi comandado por vários anos pelo Valmir Reinaldo da Silva (In memoriam), que muito contribuiu para promover, juntamente com os órgãos de segurança pública da cidade, diversas ações voltadas a garantir a tranquilidade dos moradores. 
Os novos integrantes do Conselho de Brazlândia já entraram em exercício auxiliando os órgãos de segurança pública no monitoramento, na avaliação, na gestão e na implantação de ações. Objetivando com isso alcançar resultados positivos, integrando as comunidades locais aos órgãos de segurança por intermédio da Secretaria de Segurança Pública do DF, atuando na discussão e análise dos problemas que impactam nossa cidade.

 

Para o administrador de Brazlândia, Jesiel Rosa, a expectativa é que o Conselho e a Instituição Pública possam trabalhar em parceria direta de forma ativa e não reativa. “Os conselhos são excelentes ferramentas sociais de participação comunitária. O grande cuidado é que seja usado como ferramenta de cidadania e não de instrumento de mera projeção política”, frisa Jesiel.
 
Os Conselheiros que foram eleitos em setembro deste ano, com duração do mandato de quatro anos, são: 

 

Presidente - Marcelo Santos Lacerda, morador de Brazlândia desde 1984, é Pós Graduação segurança contra incêndio e pânico, segurança do trabalho e gestão de pessoas e Instrutor credenciado pela Polícia federal;
Vice-Presidente - Marcos André Santos, morador de Brazlândia dede 1992, cursos de vigilante; primeiros socorros; brigadista; prevenção de drogas; TGD : (transtornos globais do desenvolvimento; TEA: transtornos do Aspecto Autismo;
Secretaria geral - Juliana de Brito luiz, moradora de Brazlândia. É formada em gestão de segurança pública e privada; vigilante; brigadista; socorrista, escolta armada e anti-sequestro.
Diretor Comunitário - Nilton Monteiro dos Santos - Morador de Brazlândia desde 1983. É brigadista e vigilante.
Diversos estados brasileiros contam com os Conselhos Comunitários de Segurança. No Distrito Federal eles existem legalmente desde o ano 2001 e passaram a ser vinculados à SSP/DF.
 
Os diplomas foram entregues pelo secretário de segurança, delegado Anderson Torres, pelo comandante-geral da PMDF, Julian Pontes, do Corpo de Bombeiros, coronel Emilson dos Santos, e pelo diretor-adjunto do Detran, Valmir Lemos.