*Samuel Barbosa
O deputado Iolando (MDB) recebeu com muita alegria a notícia da aprovação pelo Congresso nacional do PLN, que trata de crédito de cerca de R$ 35 milhões que serão repassados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para a duplicação da BR 080, via que liga Brazlândia a Taguatinga e vice-versa.
O PLN foi um dos vários projetos que o governo federal enviou à Comissão Mista de Orçamento (CMO). A expectativa entre a bancada do DF é que o Dnit dará início imediato ao processo de licitação para a duplicação da via.
De acordo com o deputado Iolando (MDB) as conversas com governador Ibaneis Rocha e os deputados da Bancada Federal que representam o DF, têm avançado muito na viabilização de emendas parlamentares necessárias para a execução da obra. “Nossa batalha para acabarmos com a "rodovia da morte", transformando-a em Rodovia da Vida, está dando bastante resultado. Essa demanda é necessária pela quantidade de acidentes fatais que têm ali, por ser uma pista de mão dupla. Então a duplicação é para evitar que vidas sejam perdidas constantemente na estrada”, destacou.
A estrada, também conhecida como “BR do Medo” ou “BR da Morte”, é a única que não é duplicada no Distrito Federal e detém um fluxo intenso e contínuo com muitos carros pesados na via, como por exemplo, os caminhões de cargas. O trânsito de veículos pode chegar a 12 mil/dia, dependendo do trecho o movimento aumenta de forma expressiva nos finais de semana, uma vez que Brazlândia é atualmente um dos maiores polos de turismo rural do Distrito Federal. Obviamente tudo isso contribui para o grande número de acidentes graves e fatais.
Os problemas na BR-080 aumentaram depois da pavimentação do trecho entre Dois Irmãos e Uruaçu, em Goiás, que atualmente é usada principalmente por caminhoneiros. Por isso, a estrada precisa com urgência ser duplicada, garantindo mais segurança e comodidade para os motoristas durante os deslocamentos.
Convênio com GDF
Em outubro do ano passado, o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (DNIT) assinou um protocolo de intenções com o Governo do Distrito Federal (GDF), com a participação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF). Como uma parte do trecho da rodovia na capital é de responsabilidade do DNIT, em proposta foi assinado um convênio onde o órgão federal doará o projeto e delegará o gerenciamento da obra ao DER/DF, que ficará responsável para viabilizar as licenças ambientais e a execução da obra de duplicação da via até Brazlândia.
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