
O Plenário da Câmara Legislativa aprovou, em dois turnos e redação final, nesta terça-feira (19), umconjunto de direitos dos usuários do transporte público coletivo do Distrito Federal. A matéria consta do Projeto de lei nº 1.421/2024 , de iniciativa dodeputado Max Maciel (PSOL).
O objetivo da proposta é garantir que o transporte público seja tratado como umserviço essencial sob a ótica do direito do consumidor, assegurandopadrões de qualidade,segurança,acessibilidadeetransparência.
“Só teremos melhorias efetivas no transporte público coletivo do Distrito Federal se alterarmos o foco do debate, que atualmente está centrado na relação contratual entre a Administração Pública e as concessionárias, para a perspectiva do usuário como consumidor desse serviço”, argumentou Max Maciel na justificativa do projeto.
Entre os direitos dos usuários previstos na proposta estão: aoferta de linhas 24 horas por dia, com funcionamento contínuo em todas as regiões administrativas;informação clara e tempestiva sobre mudanças de rotas, horários e condições dos veículos; eacessibilidade plena, com recursos como piso tátil, sinalização em Braille e assistência especializada.
O projeto prevê, também, aaplicação de multas às empresas concessionárias que descumprirem normasde qualidade, transparência de dados, acessibilidade e segurança. De acordo com o texto, as penalidades podem envolver advertência, suspensão temporária da operação de veículos, interdição do serviço e multa de até 5% do faturamento bruto da empresa.
Ainda nesta terça-feira, os deputados distritais aprovaram o projeto de lei nº 2.321/2026, do Executivo, abrindocrédito suplementar no valor de R$ 118,9 milhõesem favor do Departamento de Trânsito do DF (Detran). O montante destina-se a atender despesas com pessoal diante da reestruturação da carreira do segmento.
Denise Caputo - Agência CLDF
Mobilidade Criação da Tarifa Zero Estudantil é aprovada pela Câmara Legislativa
Velório em Vida Morre homem que organizou “velório em vida” após diagnóstico de câncer
Sessão Solene CLDF entrega título de Cidadão Honorário de Brasília ao jornalista Jorge Eduardo nesta quinta Mín. 16° Máx. 28°


