
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite à Administração Pública exigir que empresas terceirizadas coloquem jovens aprendizes e pessoas com deficiência (PCD) para trabalhar diretamente dentro das repartições públicas onde o serviço é prestado. A proposta altera a nova Lei de Licitações .
Por recomendação da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), o colegiado aprovou o substitutivo da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família ao Projeto de Lei 3240/24, do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO).
O texto original exigia apenas a contratação desses profissionais pelas empresas vencedoras das licitações; já a versão aprovada incorpora sugestão de auditores fiscais do trabalho para que esses profissionais sejam alocados no próprio órgão público.
“Muitas vezes as cotas são cumpridas pelas empresas, mas esses profissionais não aparecem nos serviços prestados ao governo. O projeto permite que o gestor discipline essa alocação no edital”, explicou a relatora.
Como é hoje
Atualmente, a Lei de Licitações já permite a exigência de percentuais mínimos para mulheres vítimas de violência doméstica e egressos do sistema prisional. Para aprendizes e PCDs, embora as leis de cotas gerais já existam (como a Lei 8.213/91 ), não havia uma regra clara na Lei de Licitações que garantisse a presença desses trabalhadores no dia a dia dos órgãos públicos terceirizados.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e segue agora para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Câmara Comissão aprova projeto que obriga agressor a pagar por tornozeleira eletrônica
Câmara Comissão aprova programa de proteção e atendimento a vítimas de estupro de vulnerável
Câmara Projeto suspende prestações do Minha Casa, Minha Vida para vítimas de desastres
Câmara Comissão aprova repasse de 20% do Fundo Nacional de Segurança Pública para municípios
Câmara Câmara pode votar mudanças no Código Penal e suspensão da carteira de motorista por abandono de animais
Câmara Câmara pode votar mudanças no Código Penal e suspensão da CNH por abandono de animais
Câmara Comissão realiza nesta quarta-feira audiência para debater classificação de facções como terroristas
Câmara Projeto inclui no ECA regra sobre atuação do Ministério Público em pedido de pensão alimentícia
Câmara Comissão de Constituição e Justiça aprova data para conscientização sobre a síndrome de Alagille Mín. 15° Máx. 26°


