Por: Samuel Barbosa
Os servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) tem muito o que comemorar. Em plenário na Câmara Legislativa, na tarde desta terça-feira, (28/3) o deputado Iolando (MDB), que está na liderança do governo na Casa, defendeu junto a seus pares, a proposta do executivo que reajusta o salário dos servidores públicos do Distrito Federal em 18%, divididos em três parcelas de 6%. A primeira parcela está prevista para 1º de julho de 2023 e as outras serão pagas em 2024 e 2025.
Iolando lembrou que os servidores tiveram aumento salarial concedido em 2013, que também foi parcelado, mas os governos anteriores não honraram com a última parte do reajuste, o qual só foi pago pelo governador Ibaneis, em 2022.
Desta vez o aumento, que será votado na próxima terça-feira, 4 de abril, será para todos os servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas civis da administração direta, autárquica e fundacional.
Iolando enfatizou que a “intenção do governador Ibaneis é valorizar os servidores e tornar cada vez mais os concursos públicos interessantes e oportuno para o cidadão.”
Como líder do governo no legislativo, Iolando destacou também o compromisso da Câmara Legislativa do DF em aprovar, já na próxima semana, o projeto de lei com a proposta de reajuste encaminhado à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) pelo governador Ibaneis Rocha. Segundo ele, as tratativas foram feitas com muita responsabilidade na reunião de líderes.
O parlamentar lembrou que os recursos estão garantidos na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), em um total de 5,3 bilhão de reais.