Sexta, 20 de Fevereiro de 2026
18°C 23°C
Brasília, DF
Publicidade

Medicina regenerativa avança em Brasília e redefine o tratamento da dor com tecnologias minimamente invasivas

Rede CADE lança novo Núcleo de Medicina Regenerativa em Águas Claras e estrutura dedicada a melhora de dores crônicas

Por: Redação Fonte: Rede Cade
20/02/2026 às 15h01
Medicina regenerativa avança em Brasília e redefine o tratamento da dor com tecnologias minimamente invasivas

 

A medicina regenerativa vem ganhando espaço como uma das vertentes mais inovadoras da saúde contemporânea ao propor uma mudança de paradigma no cuidado com a dor e nas lesões musculoesqueléticas. Ao invés de atuar apenas no controle sintomático, a abordagem busca estimular a capacidade natural do organismo de reparar tecidos, modular processos inflamatórios e restaurar funções comprometidas. Tudo elaborado com processos cada vez menos invasivos.

Continua após a publicidade
Anúncio

O avanço global do setor destaca essa tendência. Dados do relatório Regenerative Medicine Market apontam que o mercado movimentou US$ 35,47 bilhões em 2024 e deve alcançar US$ 90,01 bilhões até 2030, impulsionado pelo envelhecimento populacional, pela busca por longevidade ativa e pela incorporação de novas tecnologias biomédicas.

Continua após a publicidade
Anúncio

É nesse contexto que a Rede CADE – Centro Avançado de Dor e Especialidades – anunciou o lançamento do seu Núcleo de Medicina Regenerativa, instalado na recém-inaugurada unidade de Águas Claras, no Distrito Federal. A iniciativa posiciona a rede de franquias médicas como um dos players que passam a estruturar, de forma dedicada, protocolos regenerativos dentro do tratamento da dor.

Continua após a publicidade
Anúncio

Esta será a 4ª clínica da rede de franquias na capital nacional. O novo espaço nasce com foco estratégico em atletas profissionais e amadores, além de pacientes maduros e idosos com alto poder aquisitivo, que buscam tratamentos inovadores para recuperação funcional, melhora da performance física e qualidade de vida.

Tecnologia e regeneração como estratégia clínica 

Sob a liderança do sócio fundador, o ortopedista Dr. Lúcio Gusmão, o Núcleo foi concebido para integrar diagnóstico preciso, acompanhamento multidisciplinar e tecnologias de ponta aplicadas à regeneração tecidual. Entre os recursos disponíveis está o tratamento a laser de alta intensidade, utilizado para estimular a proliferação de células de boa qualidade no local lesionado, com aplicações frequentes em articulações como joelho, ombro, quadril e cotovelo. A técnica contribui para acelerar processos reparativos e reduzir quadros inflamatórios persistentes.

“Entre as nossas tecnologias estão as placas de ondas magnéticas e a ozonoterapia, recursos que utilizamos para modular o processo inflamatório e estimular respostas biológicas mais organizadas do tecido lesionado. Nosso objetivo é favorecer um ambiente celular propício à recuperação funcional, reduzindo edema, controlando a dor e contribuindo para uma reabilitação mais eficiente e segura”, explica o Dr. Lúcio.

A mesoterapia também integra os protocolos, com aplicação de até quatro tipos de medicações diretamente em pontos-gatilho de dor, por meio de agulhas extremamente finas. A estratégia permite ação localizada e progressiva, favorecendo o controle da dor no longo prazo.

“Hoje falamos de uma medicina que vai além do alívio imediato. A proposta é criar um ambiente biológico mais favorável para que o próprio corpo participe ativamente do processo de recuperação, que é sempre a melhore estratégia possível. A medicina regenerativa amplia nossas possibilidades terapêuticas e oferece alternativas para manter a mobilidade, autonomia e qualidade de vida”, destaca o Dr. Lúcio.

Investimento estratégico em um mercado em expansão 

A nova estrutura integra a estratégia de expansão da rede, que há oito anos atua no cuidado de pacientes com dor crônica e aguda e já soma mais de 200 mil atendimentos e 12 mil procedimentos intervencionistas realizados.

“Quando estruturamos um Núcleo dedicado exclusivamente à medicina regenerativa, não estamos apenas acompanhando o crescimento de um mercado. Estamos reforçando um movimento mais amplo da medicina, que deixa de tratar apenas o sintoma isolado e passa a olhar para longevidade do paciente que terá de conviver com dores crônicas da maneira mais adequada possível”, conta Lúcio.

Rede Cade  

O Centro Avançado da Dor e Especialidade (Rede CADE) é a primeira rede de franquias clínicas médicas especializadas em dor crônica e aguda pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Há 8 anos no mercado, a clínica está presente em diversos estados do Brasil, oferecendo serviços completos e multidisciplinares para cuidar do paciente em todas as suas necessidades. Ao todo, já foram mais de 200 mil pacientes atendidos, 12 mil procedimentos intervencionistas da dor realizados e 8 unidades ativas.

MINI BIO – DR. Lúcio Gusmão 

Dr. Lúcio Gusmão - Sócio fundador do Centro Avançado da Dor e Especialidade (Rede CADE) e médico ortopedista especialista em dor crônica e em Medicina Regenerativa. Dr. Lúcio foi o presidente do primeiro congresso do comitê de dor da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e atualmente faz parte da diretoria.

Serviço - Unidade Águas Claras
Endereço: R. 5 Norte, 3 - Águas Claras, Brasília - DF, 71907-720