Entretenimento Projeto Gamifica
Projeto Gamifica conta com investimento de R$ 15 milhões
Com inscrições abertas a partir desta quinta (12), iniciativa oferece formação em jogos digitais e tecnologia para jovens em 35 regiões do DF
10/02/2026 16h00
Por: João Araújo Fonte: Agência Brasília

A partir desta quinta-feira (12), estarão abertas as inscrições para o projeto Tecnologia em Jogo-Gamifica, iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) executada em parceria com o Instituto de Bombeiros de Responsabilidade Social (Ibres).

“Ao levar essa formação para todas as regiões do DF, estamos democratizando o acesso à tecnologia e preparando nossos jovens para os desafios do mercado de trabalho moderno, fortalecendo todo o ecossistema de inovação da capital” 

Rafael Vitorino, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

O objetivo é oferecer a jovens do Distrito Federal capacitação em uma das áreas que mais crescem no mercado de tecnologia. Interessados devem fazer o cadastro pelo site oficial do programa para garantir a participação no projeto, que prevê prestar mais de 22,4 mil atendimentos ao longo de um ano.

Com um investimento total de R$ 15 milhões, o Gamifical promove inclusão digital, inovação tecnológica e qualificação no universo dos jogos eletrônicos. O atendimento será descentralizado para ampliar o acesso: haverá 16 polos fixos de formação distribuídos em Ceilândia, Taguatinga, Guará, Brazlândia, Candangolândia, Gama, Samambaia, Lago Norte e Lago Sul. Nas outras 26 regiões administrativas (RAs) do DF, o atendimento será prestado por duas carretas tecnológicas itinerantes; assim, no total, o projeto alcançará as 35 RAs do DF.

O público-alvo são jovens de 12 a 29 anos, especialmente estudantes da rede pública e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A formação híbrida combina aulas presenciais e online nos cursos de Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos, Design de Jogos Eletrônicos e Marketing Aplicado a Jogos Eletrônicos. Além dos cursos, estão previstas mentorias em e-Sports, oficinas de empreendedorismo, torneios presenciais e ações de inovação, como a transformação de TV Box em PCs educacionais.

“O Tecnologia em Jogo não é apenas sobre entretenimento, é sobre transformar a paixão pelos games em uma profissão sólida”, aponta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Vitorino. “Ao levar essa formação para todas as regiões do DF, estamos democratizando o acesso à tecnologia e preparando nossos jovens para os desafios do mercado de trabalho moderno, fortalecendo todo o ecossistema de inovação da capital.”