
A primeira escola pública de Arniqueira está cada vez mais perto de se tornar realidade. O novo Centro Educacional (CED), executado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), já teve a estrutura do prédio principal concluída e entrou na fase de acabamento e construção da quadra poliesportiva. Com investimento de aproximadamente R$ 13 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), a unidade atenderá a mais de 1,5 mil alunos dos ensinos fundamental II e médio da rede pública.
Localizada no Setor Habitacional Arniqueira (SHA), Conjunto 4, Área Especial 6, em um terreno de 7.847,93 metros quadrados, a escola ocupa uma área construída de 4.968,79 m², distribuída em dois pavimentos. O espaço fica em uma área estratégica, entre a sede da administração regional e a futura Unidade Básica de Saúde (UBS), e fortalece o conjunto de equipamentos públicos da região.
Atualmente, as equipes atuam nos serviços de reboco, emassamento, pintura e revestimentos, além da instalação dos castelos-d’água. Também já foi iniciada a execução da quadra poliesportiva — que havia sido invadida e agora está totalmente liberada para as obras, juntamente com a construção da guarita e do estacionamento.
O projeto prevê uma estrutura completa, com 18 salas de aula, auditório, biblioteca, sala de música, sala de artes plásticas, sala multimídia, espaços para o grêmio estudantil e apoio pedagógico, além de cozinha industrial, refeitório, vestiários e pátio coberto. A proposta é oferecer um ambiente moderno e adequado para o desenvolvimento educacional e social dos estudantes.
Moradora da região, a professora Mayrlla Santos, de 35 anos, destaca a importância da nova unidade para a comunidade local: “É muito bom porque vai amenizar a superlotação nas salas de aula. A gente sabe o quanto isso impacta no aprendizado. Ter uma escola aqui em Arniqueira significa mais acesso e uma educação de mais qualidade para as crianças e os jovens”.
Além de ampliar a oferta de vagas, o CED de Arniqueira deve reduzir o deslocamento diário de centenas de estudantes que hoje precisam se deslocar para cidades como Taguatinga, Riacho Fundo e Recanto das Emas. A proximidade da escola com as residências contribui para mais segurança, economia de tempo e qualidade de vida para as famílias.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, ressalta o significado da obra para a comunidade e para as famílias da região: “Ver essa escola sair do papel é saber que muitas crianças e jovens vão poder estudar perto de casa, em um espaço digno, bem-estruturado e com padrão moderno. Isso representa cuidado com as pessoas, compromisso com um futuro melhor para quem depende da escola pública e um investimento que impacta diretamente a vida das famílias, contribuindo para reduzir desigualdades no acesso à educação”.
A construção do CED integra o conjunto de investimentos do GDF voltados à expansão e qualificação da rede pública de ensino, garante uma infraestrutura adequada e mais oportunidades educacionais para os estudantes do Distrito Federal.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, reforça o compromisso da companhia com a entrega do equipamento educacional dentro do cronograma previsto: “Aproveitamos o período de estiagem para avançar de forma significativa na obra, mas mesmo durante o período de chuvas vamos manter o ritmo e dar ênfase total à conclusão desse centro educacional, que é uma demanda histórica da população de Arniqueira”.
*Com informações da Novacap