Terça, 03 de Fevereiro de 2026
18°C 27°C
Brasília, DF
Publicidade

Calendário do IPVA 2026 no Distrito Federal começa em fevereiro

Motoristas podem consultar valores e parcelar o imposto pelo aplicativo da Zapay

Naty Araujo
Por: Naty Araujo Fonte: Tatiane Santos|tsantos@golin.com
02/02/2026 às 12h27
Calendário do IPVA 2026 no Distrito Federal começa em fevereiro

Distrito Federal, 02 de fevereiro de 2026 - Começa no fim de fevereiro o calendário de vencimento da cota única e da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 para os proprietários de veículos licenciados no Distrito Federal. A consulta dos valores pode ser feita diretamente pelo aplicativo da Zapay, mediante a placa do veículo e um dado de segurança, como CPF ou Renavam. 

O cronograma é divulgado pela Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec) e permite o pagamento do imposto em até seis parcelas, conforme o final da placa. O vencimento da cota única, ou da primeira parcela, tem início no dia 23 de fevereiro, para veículos com finais 1 e 2

Confira as datas iniciais de vencimento do IPVA 2026 no Distrito Federal: 

No Distrito Federal, o IPVA pode ser quitado em cota única ou parcelado em até seis vezes, conforme o calendário oficial. Pela Zapay, além da consulta de débitos veiculares, o motorista conta com a opção de parcelar o imposto em até 12 vezes no cartão de crédito, o que amplia a flexibilidade no planejamento financeiro do início do ano. 

O IPVA é uma das principais obrigações fiscais anuais dos proprietários de veículos. Em 2024, a arrecadação do IPVA no Brasil somou R$ 86,63 bilhões, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Os recursos arrecadados são destinados à manutenção de vias e rodovias, à infraestrutura pública e também ao financiamento de áreas essenciais como saúde, educação e segurança.  

Licenciamento 

Para antecipar o licenciamento anual, o proprietário do veículo precisa estar em dia com o IPVA e eventuais multas de trânsito. Com essas pendências regularizadas, é possível pagar a taxa de licenciamento e obter o documento. Caso o veículo circule sem o licenciamento válido, ele está sujeito à apreensão, além da aplicação de juros e penalidades previstas na legislação estadual. 

 

Sobre a Zapay  

Fundada em 2017, a Zapay é uma startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Com 106 milhões de consultas realizadas em seu aplicativo e site, é uma empresa credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e a única que opera em todos os Detrans do Brasil. A Zapay oferece consulta e o pagamento de débitos de veículos com segurança em todo o território nacional. Ao todo, já foram 3 milhões de veículos regularizados e 4,2 milhões de downloads gratuitos do app. Sua solução permite que motoristas de carros, motos e caminhões consultem e paguem IPVA, licenciamento e multas no Pix ou no cartão de crédito, em até 12X. Em março de 2024, passou a fazer parte do Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos do grupo norte-americano Corpay. Juntas, as empresas planejam criar o maior hub de soluções para automóveis no país.