Quarta, 04 de Março de 2026
19°C 27°C
Brasília, DF
Publicidade

Casa Branca divulga foto de Trump com Nobel da Paz dado por Corina

O encontro ocorreu 13 dias após a ação militar dos EUA na Venezuela, que resultou na captura de Nicolás Maduro e a esposa dele, Cília Flores

Samuel Barbosa
Por: Samuel Barbosa Fonte: Notícia Certa
16/01/2026 às 09h55
Casa Branca divulga foto de Trump com Nobel da Paz dado por Corina

A Casa Branca divulgou uma foto do momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é presenteado com o Nobel da Paz pela líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado. A imagem, publicada na madrugada desta sexta-feira (16/1), ocorre após uma reunião entre os dois a portas fechadas, que durou cerca de duas horas.

Continua após a publicidade
Anúncio

“O presidente Donald J. Trump se reúne com María Corina Machado, da Venezuela, no Salão Oval, ocasião em que ela entrega ao presidente o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento e homenagem”, informou a Casa Branca na rede social X.

Continua após a publicidade
Anúncio

A foto foi registrada sob o retrato de George Washington, no mesmo Salão Oval onde Corina se encontrou com George Walker Bush, em 2005, época na qual ela já integrava a oposição na Venezuela e havia fundado um “grupo independente da sociedade civil democrática”.

Continua após a publicidade
Anúncio

O encontro ocorreu 13 dias após a ação militar dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na captura de Nicolás Maduro e a esposa dele, Cília Flores. Grata pela queda do ditador e em reconhecimento ao “compromisso” do presidente norte-americano com “a liberdade do povo venezuelano”, Corina Machado presentou Trump com a medalha do Nobel da Paz.

A entrega, no entanto, não passa de um gesto simbólico, uma vez que o prêmio é intransferível. O gabinete de porta-voz oficial das principais lideranças da oposição na Venezuela (Corina Machado e Edmundo Gonzaléz) republicou a foto e justificou por que Corina presentou Trump com um prêmio de tamanha expressão.

“Durante a reunião no Salão Oval, o líder venezuelano e ganhador do Prêmio Nobel da Paz presenteou o presidente dos EUA com a medalha da premiação como símbolo da luta do povo venezuelano: ‘Em reconhecimento à ação firme e baseada em princípios do presidente Trump para garantir uma Venezuela livre’”, justificou.

Posteriormente, em sua rede social Thuth Social, Trump afirmou ser “uma grande honra” conhecer a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado e receber dela a medalha do Prêmio Nobel da Paz. No entanto, Trump deixou claro pensar que é ele quem merecia o reconhecimento.

Depois do encontro, a política conservadora voltou a expressar seu desejo de que a oposição exerça influência na nova realidade venezuelana — mesmo após Trump afirmar que ela não tem “apoio ou respeito de todo o país” para governar a Venezuela.