Distrito Federal tempo
Raios deixaram mais de 300 mil pessoas sem luz no DF, em 2025
Foram mais de 25 mil raios contabilizados na área do DF, causando falha no fornecimento de luz para 300 mil brasilienses ao longo do ano
17/12/2025 11h36
Por: João Araújo Fonte: Notícia Certa

As tempestades que atingiram o Distrito Federal neste ano trouxeram consequências para o fornecimento de energia. Entre janeiro e novembro, mais de 300 mil moradores tiveram o serviço interrompido devido às descargas elétricas, segundo a Neoenergia Brasília.

De acordo com a empresa, foram contabilizados mais de 25 mil raios na região, o que intensificou os danos à rede.

Recomendações de segurança durante tempestades


Para reduzir os impactos, a empresa informou que acelerou a instalação de religadores automáticos, que permitem restabelecer circuitos a distância e isolar áreas afetadas: foram implantados 100 novos equipamentos neste ano.

A companhia alerta que os raios não representam perigo apenas para a rede externa – a energia pode se propagar por estruturas metálicas e instalações internas, danificando aparelhos e colocando em risco os moradores.