No contexto da 3ª Semana Distrital do Hip Hop, a Câmara Legislativa vai sediar o lançamento do Mapa das Desigualdades do Distrito Federal ano 2025, elaborado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) . A audiência pública é uma iniciativa do deputado Max Maciel (Psol) e contará com a presença do deputado Fábio Felix (Psol), de representantes do Poder Executivo e de organizações sociais que pesquisam sobre o tema.
O Mapa das Desigualdades reúne indicadores para medir o “desigualtômetro” entre diferentes regiões administrativas do DF. Para Max Maciel, as publicações, que são anualmente atualizadas pelo Inesc, são de “extrema importância para conhecer as diversas realidades socioeconômicas do DF, pois configuram um compilado de dados demográficos com eixos voltados ao orçamento público e ao direito à cidade”.
O relatório analisa as disparidades que permeiam o território da capital a partir do cruzamento dos dados coletados na Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) do Governo do Distrito Federal (e em suas atualizações) com pesquisas qualitativas.
O parlamentar reforça que a discussão está relacionada de forma intrínseca à valorização da cultura Hip Hop da Capital Federal, que configura, por sua vez, um "movimento de resistência em periferias e comunidades carentes".
A audiência pública de lançamento da edição 2025 do estudo terá início às 19h desta terça-feira (18) e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital e pelo YouTube da CLDF .
Christopher Gama - Agência CLDF de Notícias