O governador Ibaneis Rocha (MDB) tem pela frente pouco mais de quatro meses com a atual composição de sua equipe.
Por causa das eleições de 2026, uma boa parte do primeiro escalão val se desincompatibilizar para concorrer a algum cargo público — sem contar o próprio Ibaneis, que deixará o Palácio do Buriti para a vice-governadora Celina Leão (PP), e disputará o Senado. Celina é pré-candidata ao GDF.
Veja quem são os secretários que devem deixar o cargo em abril para disputar as eleições:
Casa Civil
Gustavo Rocha (Republicanos) deve integrar como vice a chapa de Celina Leão ao GDF. Braço direito de Ibaneis, ele deixará em seu lugar alguém que ajude a tocar o trabalho em sintonia com Ibaneis e Celina.
Governo
José Humberto Pires é quem coordena as obras do governo ibanels e desfruta da confiança total do governador. É uma aposta para mandato de deputado federal pelo MDB.
Cultura e Economia Criativa
Claudio Abrantes (PSD) teve boa votação em 2022, mas não se elegeu deputado distrital como pretendia. Agora deve tentar novamente retornar à Câmara Legislativa.
Desenvolvimento Social
Ana Paula Marra tom o apolo do governador Ibaneis Rocha e da primeira-dama Mayara Noronha Rocha. É um dos nomes para a disputa a deputada distrital.
Educação
Hélvia Paranaguá é um dos nomes da cota do govomador Ibaneis para disputar um mandato de deputada federal. Deve se candidatar pelo MDB.
Justiça e Cidadania
Marcela Passamani, filiada ao MDB, chegou a se candidatar a deputada federal em 2022, mas acabou desistindo da própria eleição para mergulhar na campanha de Ibaneis. Agora, ela deve disputar uma vaga de deputada distrital ou federal.
Esporte e lazer
O deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos) deve concorrer a novo mandato na Câmara dos Deputados.
Segurança Pública
Presidente regionai do PSDB, Sandro Avelar vem sendo incentivado a disputar um mandato de deputado federal, na onda dos bons números da segurança pública do DF. Afinal, essa vai ser a pauta principal de 2026.
Relações Institucionais
Ex-deputado distrital, Agaciel Maia será candidato a deputado federal pelo PL, por recomendação do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto. O projeto foi acertado com Ibaneis.
Turismo
Fora da Câmara Legislativa nos últimos três anos, o ex-parlamentar Cristiano Araújo vai tentar um novo mandato de deputado distrital pelo MDB.
Entorno
Cristian Viana é o presidente do Podemos no DF. Com o trabalho na região do Entorno, espera consagrar-se para concorrer nas próximas eleições.
Juventude
André Kubitschek assumiu há um mês a secretaria recém-desmembrada da pasta da Família. Mas fica no governo apenas até abril de 2026, prazo de desincompatibilização para concorrer a um mandato de deputado pelo PSD.
Família
Ex-deputado distrital, Rodrigo Delmasso deve tentar retornar à Câmara Lagislatva. Ele é filiado ao Republicanos.