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Boletos e sites falsos, e-mails promocionais, quais os cuidados com golpes na Black Friday

Durante um dos períodos mais agitados do mercado, especialistas de grandes empresas destacam algumas dicas para se atentar na hora de fazer as compras

Samuel Barbosa
Por: Samuel Barbosa Fonte: Notícia Certa
14/11/2025 às 08h42
Boletos e sites falsos, e-mails promocionais, quais os cuidados com golpes na Black Friday

São Paulo, novembro de 2025 - Com a aproximação da Black Friday, uma das datas mais esperadas pelo comércio e pelos consumidores, também cresce o número de tentativas de golpes online. Boletos falsos, e-mails promocionais fraudulentos e sites que imitam grandes marcas estão entre as principais armadilhas utilizadas pelos criminosos para enganar consumidores e empresas. 

De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, cerca de 4 em cada 10 consumidores já receberam algum tipo de tentativa de golpe durante promoções online. A engenharia social, quando o golpista manipula a vítima para que forneça dados pessoais ou bancários, é uma das principais estratégias utilizadas. 

E assim, como consumidores e lojistas se preparam para o período, golpistas também se organizam para aplicar fraudes e ataques cibernéticos. De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, o Brasil registrou 6.937.832 tentativas de fraude no primeiro semestre de 2025 — um aumento de 29,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. O levantamento ainda ressalta que esses golpes tendem a se intensificar justamente em momentos de alto volume de compras, como a Black Friday.

“Apesar de ser uma ótima oportunidade para compras com descontos, também é uma data que esconde um lado negativo que são as incríveis promoções imperdíveis que sempre vem acompanhadas de links maliciosos com intuito de capturar dados sensíveis e fazer com que realize compras em sites falsos”, destaca Marcelo Souza, responsável pelas áreas de Prevenção à Fraude e PLDFT (Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo) do Grupo Bari.

Pensando em garantir uma experiência de compra mais segura, especialistas de grandes empresas destacam sete golpes e como se proteger durante o período de compras.

Desconfie de e-mails promocionais

Na Black Friday, o e-mail, assim como os demais aplicativos de mensagens podem ser inundados com ofertas e promoções relâmpago e irresistíveis. Golpistas aproveitam a data para enviar mensagens falsas se passando por lojas ou bancos para roubar dados. Esse é o famoso golpe chamado phishing.

Para Marcelo, se a promoção parece boa demais para ser verdade, provavelmente não é! “Não abra e-mails com anexos desconhecidos e não clique em links suspeitos. Se estiver em dúvida sobre alguma promoção, entre em contato com a loja por meio dos canais oficiais para confirmar as informações. Além disso, é importante evitar o cadastro em sites de procedência duvidosa e manter o antivírus atualizado para reforçar a segurança de dados”, ressalta.

Outro ponto crucial para evitar cair em um golpe é verificar a veracidade do portal em que efetuará a compra. Para isso, o usuário pode adotar algumas medidas de segurança que irão garantir mais segurança durante a jornada de compra, como: 

Verificar o endereço do site: certifique-se de que começa com "https://". O "s" em "https" significa "secure" (seguro) e indica que a comunicação entre seu navegador e o site é criptografada;

Observar se o site tem o cadeado na barra de endereço: verifique se há um ícone de cadeado na barra de endereço do navegador. Clique no cadeado para obter mais informações sobre o certificado de segurança do site;

Use navegadores seguros: navegadores como Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge são conhecidos por suas medidas de segurança avançadas;

Utilizar extensões e add-ons de segurança: utilize ferramentas como HTTPS Everywhere, NoScript e uBlock Origin para proteger sua navegação e bloquear sites suspeitos;

Analisar a qualidade do site: verifique se o site é bem construído e não possui erros de português, páginas sem conteúdo, logos mal formatados, entre outros. Esses podem ser indícios de um site clonado e suspeito;

Utilizar cartões virtuais temporários para cada compra: evite salvar informações de pagamento;
Usar senhas seguras: crie senhas longas, complexas e únicas para cada conta online. Um gerenciador de senhas pode facilitar essa tarefa;

Configurar alertas de transação: ative alertas de transação com seu banco ou emissor de cartão de crédito para ser notificado imediatamente sobre atividades incomuns;

Ter cuidado com a quantidade de dados pessoais solicitados: desconfie de sites que pedem muitos dados pessoais sem necessidade; 

“Na hora de efetuar o pagamento, prefira sites que oferecem métodos de pagamento confiáveis, como cartões de crédito e PayPal, e evite os que aceitam apenas transferências bancárias ou criptomoedas. Se for utilizar Pix ou boleto bancário, confira o nome e a conta de destino para ter certeza de que é o estabelecimento correto”, afirma Fernando Malta, Diretor de Segurança da Informação da Evertec. 

Prepare seu checkout para garantir segurança e confiança

Durante a Black Friday, criminosos aproveitam o alto volume de compras para criar páginas falsas que imitam sites de marcas conhecidas. A iugu, empresa brasileira de tecnologia especializada em infraestrutura financeira, reforça a importância de comerciantes investirem em um checkout personalizado e seguro, com domínio próprio e identidade visual da marca. Essa prática aumenta a confiança do consumidor e reduz o risco de fraudes. “Um checkout personalizado transmite credibilidade e ajuda o cliente a reconhecer o ambiente da marca, o que é essencial para evitar golpes e garantir a conversão”, orienta Fabricio Divitiis, superintendente comercial da iugu.

Revise a segurança e garanta suporte ágil

A segurança operacional também merece atenção. É fundamental revisar quem tem acesso às contas e sistemas financeiros, redefinir senhas e ativar autenticação em dois fatores. Além disso, garantir que o Pix e todos os métodos de pagamento estejam habilitados e testados ajuda a reduzir falhas e desistências durante o processo de compra. “Planejamento, testes e segurança são as palavras-chave da Black Friday”, complementa Divitiis.

Analise com atenção as regras de cancelamento e devolução de produto
De acordo com dados do Procon-SP, cerca de 70% das reclamações registradas em 2024 estavam relacionadas a problemas contratuais, como cláusulas pouco claras, dificuldades de cancelamento e cobranças indevidasAlém de serviços e assinaturas, contratos de compra de produtos também precisam trazer políticas claras sobre cancelamento. 

“O Código de Defesa do Consumidor garante, por exemplo, o direito de arrependimento em até sete dias para compras feitas fora do estabelecimento físico, permitindo a devolução sem custo adicional. É essencial observar também como funcionam as regras de cancelamento, mudanças de planos, troca em casos de defeito ou insatisfação, já que a falta de clareza nesses pontos costuma gerar problemas e frustrações ao consumidor”, comenta Rafael Figueiredo, CEO da D4Sign by Zucchetti, plataforma de assinatura eletrônica e digital. 

Golpe do falso advogado e crédito facilitado com desconto especial

Para Antonio de Pádua Parente Filho, Chief Legal, Compliance e Risk Officer do Grupo Braza, durante o período da Black Friday, há um aumento significativo na incidência de fraudes, especialmente por conta do apelo emocional e financeiro que essa época do ano traz, como é o caso do falso advogado, onde criminosos se passam por profissionais e informam que a vítima ganhou um processo judicial. Porém para liberar o suposto valor, exigem o pagamento de taxas de emolumentos e cópias, e do golpe do crédito facilitado com desconto especial. Pessoas com restrições são abordadas com promessas de crédito ou financiamento fácil, com descontos “exclusivos” por conta da Black Friday. Após a oferta, é solicitado um pagamento antecipado via Pix, que nunca retorna.

“Esses golpes são comuns entre idosos e se intensifica próximo a feriados e fim de ano, quando há maior expectativa por dinheiro extra, como o 13º salário. Por isso, é preciso ficar atento e nunca realizar pagamentos antecipados sem verificar a origem, desconfiar de ofertas muito vantajosas, confirmar qualquer contato com instituições por canais oficiais, usando outro aparelho, e evitar clicar em links recebidos por WhatsApp ou e-mail sem verificação”, afirma Pádua. 

Adoção da biometria como reforço contra fraudes
Com o aumento das tentativas de fraude durante a Black Friday, soluções de biometria têm se destacado como ferramentas fundamentais para evitar o acesso indevido a contas e a realização de compras fraudulentas. Essa tecnologia utiliza características únicas do usuário como rosto, voz, impressão digital, íris e comportamento para validar a identidade de forma rápida e segura, reduzindo o risco de operações realizadas por criminosos que tenham obtido dados vazados. 

Para Antonio Carlos Censi, Diretor de Tecnologia da Montreal, empresa referência em biometria, a adoção dessas tecnologias representa um avanço importante na segurança digital e na proteção dos consumidores. “Essas tecnologias garantem que quem realiza a compra é realmente o titular da conta, e não alguém com dados roubados ou clonados. Como cada método captura características únicas e praticamente impossíveis de reproduzir, a biometria reduz drasticamente as fraudes e ainda diminui a dependência de senhas, que continua sendo um dos principais pontos de vulnerabilidade”, afirma. 

Tokenização como forma de proteção
Com a expectativa de que as compras na Black Friday movimentem bilhões no varejo brasileiro, garantir a segurança das transações torna-se um aspecto fundamental para proteger dados e prevenir fraudes. Nesse cenário, a tokenização se apresenta como uma ferramenta importante para reforçar a confiança entre varejistas e consumidores, tanto nas compras físicas quanto nas digitais. “O consumidor de hoje é híbrido: ele compra no físico, no digital, no aplicativo, no marketplace. Se o varejo quer manter sua confiança, precisa oferecer segurança em todas as jornadas e a tokenização pode ser o caminho mais sólido para isso, e com soluções tecnológicas conseguimos democratizar e acelerar essa transformação”, complementa André Carneiro, CEO da BBChain.