Meio Ambiente Meio Ambiente
Ricardo Vale lamenta punições a protetores de animais
Na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta quarta-feira (12), o deputado distrital Ricardo Vale (PT) lamentou que protetor...
12/11/2025 17h13
Por: Robson Silva De Jesus Fonte: Agência CLDF

Na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta quarta-feira (12), o deputado distrital Ricardo Vale (PT) lamentou que protetores e cuidadores de animais em situação de rua estejam sendo punidos por condomínios ou acionados na Justiça pela sua atuação. Segundo ele, o DF enfrenta um problema muito sério com a população de cães e gatos abandonados e a atuação dos protetores supre a carência provocada por falta de ação do Estado.

Na opinião do distrital, o crescimento desordenado da população de cães e gatos de rua acontece por causa da falta de uma política pública de castração destes animais. “A situação só não é pior porque existem muitos protetores que realizam este trabalho, que o governo não faz. Mas para nossa tristeza, muitos protetores e cuidadores estão sendo multados em condomínios. O Estado não cuida e os condomínios também não fazem nada e acabam processando os cuidadores e protetores”, assinalou Vale.

Segundo o deputado, na última sexta-feira os protetores fizeram uma manifestação no condomínio Morada dos Nobres porque uma juíza aplicou uma multa de R$ 17 mil “para uma pessoa que está fazendo um papel que deveria ser do Estado”. “Felizmente a Câmara acaba de aprovar uma Lei que proíbe os condomínios de multarem os cuidadores. Esperamos que a legislação seja logo sancionada”, destacou.

O distrital informou ainda que no próximo sábado (15) haverá uma nova manifestação dos cuidadores, desta vez no condomínio Mansões Colorado, em Sobradinho II, que também está impedindo o trabalho dos cuidadores.