Indicação de Derrite para relatar PL Antifacção causa racha na Câmara. Governo começa articulação para preservar o texto original do Executivo, mas discussão deve ficar parada por conta da COP30
Lula reclamou diretamente com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, da indicação do deputado Guilherme Derrite (PP-SP). O Planalto vê na decisão de Motta uma entrega dessa pauta à oposição. A jogada é um aceno à oposição de olho na reeleição à presidência da Câmara em 2026.Por outro lado, dificulta o apoio de Lula à candidatura do pai de Motta, Nabor Wanderley, ao Senado pela Paraíba, onde o petista ganhou em todas as cidades.
Proposta de Derrite para PL Antifacção ‘banaliza o terrorismo’ e desestabiliza o sistema penal, diz secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo. Secretário afirma que parecer “quebra a lógica do sistema penal brasileiro” e pede mais tempo para debate antes da votação na Câmara
Derrite se defende: “Estamos discutindo aqui o sexo dos anjos. Primeiro, precisa ler o relatório e realmente entender o que está no substitutivo. Acho que tem muita ideologia política e pouco conhecimento sobre o que realmente está no relatório”, disse o deputado.
Lembra de mim. Enquanto STF, DF e parlamentares debatem a prisão de Bolsonaro na Papuda, o ex-presidente vai experimentando um isolamento político: pedidos para visitá-lo caíram 74%.
Discurso de Lula na COP: “Se os homens que fazem guerra estivessem aqui nessa COP iam perceber que é muito mais barato colocar um trilhão e 300 bilhões bi de dólares para acabar com um problema que mata, do que 2 trilhões e 700 bilhões de dólares para fazer guerra, como fizeram no ano passado”