Câmara Legislativa lançou edital do concurso de redação 2025 destinado a premiar a produção textual, a reflexão crítica e a participação cidadã de estudantes do Distrito Federal. A iniciativa é da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), presidida pelo deputado Rogério Morro da Cruz (PRD).
Podem concorrer os estudantes matriculados na rede pública de educação tanto no ensino fundamental (anos finais) quanto no ensino médio, seja no regular ou terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). São duas categorias, contemplando os estudantes do ensino fundamental e os do ensino médio.
O concurso tem como objetivo estimular o pensamento crítico, o protagonismo estudantil e a reflexão sobre temas de relevância social. Além disso, é uma forma de aproximar o Poder Legislativo da comunidade escolar.
Tema
O concurso de redação desenvolverá o tema "O lugar onde vivo e o futuro que quero". O tema se divide em dois eixos. O primeiro é “Juventude, direitos e pertencimento: por um DF mais justo e inclusivo”. Já o segundo eixo recebe o título de “Comunidade e solidariedade: as redes de apoio que constroem o futuro”. O estudante deve escolher um dos eixos para escrever sua redação, articulando experiências vividas no DF com reflexões críticas e proposições viáveis para o desenvolvimento social. O texto precisa ser redigido em prosa, no gênero manifesto, estabelecendo conexão clara entre a experiência pessoal e as propostas para o futuro.
Atenção aos prazos
O prazo para produção das redações em sala de aula segue até 25 de novembro. Logo depois, é realizada a seleção interna, feita pelas escolas, o que ocorre até o início de dezembro. Cada escola pode selecionar até seis redações em cada categoria. Na sequência, as escolas fazem o envio digital para a CAS até o dia 16 de dezembro.
Premiação
A comissão avaliadora vai selecionar até dez redações para cada categoria e, delas, duas serão premiadas em sua respectiva categoria. As redações premiadas serão divulgadas no portal eletrônico da CAS na CLDF. Já em 2026, haverá cerimônia na Câmara Legislativa para entrega dos certificados e das homenagens. Entre os prêmios distribuídos estão smartphones, tablets e notebooks. Serão premiados os estudantes e ainda seus respectivos professores.
Acesse aqui o edital completo e participe.
Francisco Espínola - Agência CLDF