Domingo, 24 de Janeiro de 2021 02:07
61 99660-9440
Cidades Plantio de árvores

Parque Ecológico Veredinha receberá maior plantio de mudas do ano

A Unidade de Conservação já está sendo preparada para receber o novo plantio

03/12/2020 21h36
99
Por: Samuel Barbosa Cruz Fonte: Brasília Ambiental
Parque Ecológico Veredinha receberá maior plantio de mudas do ano

Um plantio de cerca de 700 mudas será realizado, neste sábado (5), no Parque Ecológico Veredinha, em Brazlândia. Com apoio do Instituto Brasília Ambiental, agentes de parques, brigadistas e voluntários estarão juntos na missão de compensar as áreas do parque que sofreram supressão de espécies invasoras. A ação, que será o maior plantio de mudas do ano, também envolve o IX Plantio das Águas, projeto que está sendo realizado nos parques do DF em homenagem às vítimas da Covid-19 e contra o racismo.

 

A Unidade de Conservação já está sendo preparada para receber o novo plantio e recompor as áreas que precisaram ser alteradas para manutenção do ecossistema. No caso do Parque Veredinha, a invasão de girassol mexicano e leucena estava prejudicando a vegetação local, visto que a presença de plantas invasoras, além de retirar completamente o espaço das plantas nativas, passa a modificar os ciclos naturais e ameaçar a biodiversidade da região.

 

O agente de parques do Instituto, Marcos João da Cunha, explica que nem sempre a supressão de árvores é algo negativo e que a medida é fundamental para garantir o equilíbrio ambiental. “Queremos que todos entendam que a retirada de espécies invasoras não é um desmatamento, mas sim uma ação de manejo. A vegetação nativa foi praticamente extinta nas áreas onde as invasoras dominavam e, por esse motivo, precisamos intervir para ajudar a flora local”.

 

Plantio das Águas – Com o problema inicial solucionado, o próximo passo é plantar as novas mudas e compensar as alterações. Desta vez, as equipes do parque Veredinha terão apoio de voluntários dos projetos Pede Planta e Movimento Ecos do Cerrado em mais um evento do Plantio das Águas, iniciado ainda no mês passado em outros parques do DF. A ação, que já aconteceu no Parque Ecológico Areal e no Parque Ecológico Três Meninas, também será realizada no Parque de Uso Múltiplo do Setor O.

 

O projeto Plantio das Águas é uma iniciativa do Movimento Ecos do Cerrado, que conta com o apoio do Brasília Ambiental e promove o plantio em Unidades de Conservação do DF. O objetivo é plantar mais de cinco mil mudas de Ipês, Jatobás, Jacarandá, Orelha de onça, Sangra d`água, Buriti, Urucum, Jenipapo, Oiti e Cagaita, entre outras, nos próximos dois anos.

Sobre o município
Brazlândia e suas riquezas naturais
Brasília - DF
Atualizado às 01h56 - Fonte: Climatempo
22°
Alguma nebulosidade

Mín. 16° Máx. 29°

22° Sensação
11.5 km/h Vento
69% Umidade do ar
83% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.