O presidente dos EUA, Donald Trump, disse, nesta terça-feira (23, acreditar que os países membros da Otan devem abater aeronaves russas se elas entrarem em seu espaço aéreo.
"Sim, acredito", disse Trump quando questionado sobre os abates da Otan durante uma reunião com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece em Nova York.
O líder americano também foi questionado se os EUA se juntariam ao esforço para abater aeronaves russas que violassem a lei e respondeu: "Depende das circunstâncias", disse ele. "Mas, sabe, somos muito a favor da Otan."
Nas últimas semanas, membros da Otan tem discutido ameaças russas depois que drones e aeronaves de Moscou violaram seu espaço aéreo.
Três caças russos MiG-31 entraram no espaço aéreo estoniano sem permissão na última sexta-feira (19).
A sobrevoo de caças russos aconteceu uma semana depois de vários drones e caças de Moscou entrarem no espaço aéreo polonês, provocando uma mobilização de aeronaves da Otan.
Aliados europeus alertaram na segunda-feira (22) que derrubariam jatos ou drones russos envolvidos em quaisquer novas violações do espaço aéreo da Otan durante uma acalorada reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.