Segunda, 26 de Outubro de 2020 00:15
61 99660-9440
Brasil Geral

Celso de Mello antecipa aposentadoria para 13 de outubro

Magistrado completará 75 anos e será aposentado compulsoriamente. Decisão fará com que presidente Jair Bolsonaro adiante escolha de novo integrante para o Supremo Tribunal Federal

25/09/2020 17h36
61
Por: DILMAN LIMA
Celso de Mello antecipa aposentadoria para 13 de outubro

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deixaria o cargo em novembro deste ano, decidiu antecipar a aposentadoria para o próximo dia 13. Com isso, o presidente Jair Bolsonaro terá de correr para indicar um novo integrante para a mais alta corte do país. O magistrado vai deixar o cargo por conta da idade — ele completará 75 anos e vai se aposentar compulsoriamente. A notícia foi recebida com surpresa pelo Planalto, mas já mobiliza o chefe do Executivo e seus ministros para a escolha de um substituto.

Celso de Mello, que estava de licença médica, voltou ao trabalho nesta sexta-feira (25), e pode decidir sobre a investigação contra Bolsonaro em razão das acusações de que ele teria tentado interferir na Polícia Federal. A escolha do novo ministro compete ao presidente da República, mas precisa de aval do Senado.

Atualmente, o principal nome para ocupar o cargo é do ministro da Justiça, André Mendonça, ex-advogado-geral da União. Além de ser evangélico, perfil desejado pelo presidente, ele vem agradando Bolsonaro ao solicitar à Polícia Federal investigações contra críticos do governo.

Também aparecem no radar de Bolsonaro o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Otávio Noronha, e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira. Além deles, também está cotado o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo e pré candidato a prefeito de Santos (SP), Ivan Sartori.

Nas últimas semanas, apareceu no radar o nome do juiz federal William Douglas dos Santos, pastor, que tem apoio do senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente que é acusado de liderar um esquema de rachadinhas no Rio de Janeiro.

Brasília - DF
Atualizado às 00h09 - Fonte: Climatempo
22°
Alguma nebulosidade

Mín. 18° Máx. 26°

22° Sensação
6 km/h Vento
83% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.