Quinta, 06 de Agosto de 2020 04:20
61 99660-9440
Polícia Geral

Indígenas fazem funcionários da Terracap reféns, no Noroeste

Negociação segue em andamento no local. Indígenas pedem água e luz em área para onde serão encaminhados, após deixarem a área no Noroeste

13/07/2020 20h07
33
Por: DILMAN LIMA
Indígenas fazem funcionários da Terracap reféns, no Noroeste
Indígenas da etnia Guajajara fizeram três funcionários da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) reféns, no início da tarde desta segunda-feira (13) na Aldeia Tekowah, no Noroeste. Os servidores trabalhavam na remoção de famílias indígenas que vivem no local para construção de uma nova via — W9/Noroeste — quando foram feitos reféns. As informações são da Polícia Militar, que recebeu a ocorrência às 13h13. 
 
Os servidores estavam em um caminhão da empresa, que também foi retido pelos índios, e ficaram detidos por cerca de 2h30. De acordo com a Terracap, os indígenas impediram o veículo de um empresa terceirizada pela autarquia de alterar a instalação de um container de vigilância. 
 
Os funcionários da Terracap foram liberados após a chegada de representantes da Funai, DF Legal e Defensoria Pública da União. Os indígenas pedem água e luz no local para onde serão encaminhados, após a retirada da aldeia, além de conversas sobre regularização da área. A negociação está em andamento.
 
De acordo com a Terracap, acordo sobre a desocupação da área, em que passará a via, foi firmado com as etnias indígenas Kariri-Xocó e Tuxá em outubro do ano passado, em cumprimento a decisões judiciais que reconheciam a área como ocupação histórica. A Terracap removeu famílias do local em 8 de julho e, no dia seguinte, as obras de construção da pista foram iniciadas. 
 
Hoje, no entanto, segundo a Terracap, indígenas da etnia Guajajara compareceram irregularmente ao local das obras.
 
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (08/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °