Os quatro representantes do Brasil no Mundial de Clubes da Fifa seguem firmes na briga por vagas na fase eliminatória da competição. Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense encerraram a segunda rodada da fase de grupos de forma invicta e ocupando a liderança em seus respectivos grupos.
Agora, os clubes começam a projetar os possíveis confrontos nas oitavas de final do torneio. No Grupo A, o Verdão soma quatro pontos, mesma pontuação do Inter Miami, mas lidera pelo saldo de gols. Al Ahly e Porto têm apenas um ponto cada.
Um empate entre brasileiros e norte-americanos, na segunda-feira (23), às 22h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, garante os dois classificados, com o Verdão em primeiro lugar.
A chave do Palmeiras cruza com o Grupo B, liderado pelo Botafogo, que soma seis pontos após duas vitórias. Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid têm três pontos cada. O time carioca precisa de um empate contra os espanhóis, também na segunda-feira, às 16h, para confirmar a liderança.
Em caso de derrota por três ou mais gols e vitória do PSG sobre o Seattle Sounders, o Botafogo poderá ser eliminado.
Dessa forma, existe a possibilidade de um duelo entre brasileiros nas oitavas: se um dos dois (Palmeiras ou Botafogo) terminar em primeiro lugar e o outro em segundo. No cenário atual, o Palmeiras enfrentaria o PSG, enquanto o Botafogo mediria forças com o Inter Miami.
No Grupo D, o Flamengo já garantiu a classificação e a liderança da chave. Com seis pontos, o time superou Chelsea e Espérance nos critérios de desempate. A equipe de Filipe Luís agora aguarda o adversário nas oitavas, que sairá do Grupo C.
No momento, o Benfica é o mais cotado, mas Bayern de Munique e Boca Juniors ainda podem terminar na segunda colocação.
O Fluminense também lidera sua chave, o Grupo F, com quatro pontos. O Borussia Dortmund tem a mesma pontuação, mas desvantagem no saldo de gols. O Mamelodi Sundowns, com três, será o adversário tricolor na quarta-feira (24), às 16h, também no Hard Rock Stadium.
Um empate classifica o time carioca. Em caso de derrota, o Fluminense ainda pode avançar, desde que o Borussia perca para o eliminado Ulsan HD.
Se confirmar a vaga, o Fluminense enfrentará um adversário do Grupo E, que tem Inter de Milão, River Plate e Monterrey como postulantes. No momento, os italianos aparecem como possíveis oponentes.