Por: Samuel Barbosa
Um grupo de usuários do sistema de saúde pública de Brazlândia reuniu nesta manhã (25) para listar as prioridades urgentes para melhorar o atendimento no hospital da cidade.
Foi consensual entre os participantes a importância do fortalecimento da atenção primária com mais médicos e outros profissionais de saúde para aumentar a qualidade dos serviços na atenção primária, área que responde pelo atendimento nas unidades de saúde. Segundo pesquisas, 80% dos problemas de saúde pública podem ser resolvidos na atenção básica.
O grupo listou ainda que precisa melhorar o acesso aos exames complementares; a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA); Alocar mais especialidades no atendimento ambulatorial; Escalar médico psiquiatra no Centro de Atenção Psicossocial (Caps); Ampliar e reformar o hospital, além do retorno da autonomia para que o diretor possa resolver as questões mais urgentes sem precisar pedir autorização para a região Oeste.
Segundo os participantes do grupo de trabalho, será elaborado um documento com todas as prioridades que será entregue às autoridades públicas responsáveis pela melhoria no setor de saúde de Brazlândia.
Nossa reportagem esteve em um evento com empresários de Brazlândia na noite do dia (24), onde o deputado Iolando Almeida (PSC) falou sobre o andamento da reforma e ampliação do hospital e da implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Veja o vídeo:
Participaram do encontro os seguintes moradores e usuários da saúde de Brazlândia
Claudemira Gonçalves, Valter Cardoso, Raimundo Cardoso, Baltazar Cristiano, Noelma da Cruz, Jovenildo Costa, Renato Godoy, Ana Raquel, Suely Gomes, Aquedo, Adeilton, Juscilene Mathias, Moacyr Ruthes, Paulo Magalhães, Adriana da Costa, Eliene Rocha e David Nunes.