Por Samuel Barbosa
Por iniciativa do deputado iolando (MDB) a Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou na noite desta sexta feira, (30), uma sessão solene em homenagem aos 15 anos de fundação da Central de Intermediação em Libras (CIL).
Foi um momento de reconhecimento a todos que contribuíram com essa iniciativa tão importante, que garante acessibilidade, inclusão e dignidade às pessoas surdas em nossa capital. A CIL é um verdadeiro marco na luta pelos direitos da comunidade surda e segue sendo referência em todo o país.
Como deputado atuante em Defesa da Pessoa com Deficiência, Iolando reafirmou seu compromisso com a valorização da Libras e com o fortalecimento de políticas públicas inclusivas. "Hoje é um dia muito especial para mim, enquanto deputado, mas principalmente como defensor da inclusão e da acessibilidade. Celebrar os 15 anos da Central de Interpretação de Libras do Distrito Federal é reconhecer o avanço que conquistamos na luta por uma sociedade mais justa para as pessoas com deficiência, especialmente para a comunidade surda. A CIL é muito mais do que um serviço. Ela representa autonomia, dignidade e respeito. Por meio da Libras, tantas barreiras foram quebradas, e tantas vozes silenciadas por tanto tempo puderam finalmente ser ouvidas. Quero aqui parabenizar todos os profissionais da Central — intérpretes, servidores e gestores — que ao longo desses 15 anos têm feito a diferença na vida de tantas pessoas. O trabalho de vocês inspira e transforma. Muito obrigado e parabéns a todos os que fazem parte dessa linda história!", comemorou o parlamentar.
Ao longo de seus 15 anos de existência, a CIL tem se consolidado como referência na oferta de serviços de interpretação e tradução em Língua Brasileira de Sinais, promovendo a equidade de oportunidades e fortalecendo políticas públicas voltadas à inclusão.
A CIL é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência (SEPD, que faz interação com diversos órgãos, para defender os direitos e garantias das pessoas com deficiência, os deficientes auditivos, surdocegueira e Surdo. As ações da Central de Intermediação em Libras efetivam-se por meio de agendamento prévio ou de forma emergencial, conforme a necessidade, direcionando tais atendimentos junto a: hospitais, fóruns, escolas públicas, bancos, delegacias, entre outras atividades, possibilitando o acesso das pessoas ao serviço público além de promover a comunicação e agilizar o atendimento por meio da Língua Brasileira de Sinais.
Segundo o deputado Iolando, a CIL desempenha papel fundamental na inclusão e garantia de direitos de pessoas surdas. “Desde sua criação, a CIL tem desempenhado um papel essencial no rompimento das barreiras linguísticas entre a comunidade surda e os diversos serviços públicos e privados, viabilizando o acesso à educação, saúde, segurança, justiça e demais áreas fundamentais para o exercício da autonomia e dos direitos individuais”, afirma.
Este portal de notícias - Notícia Certa -, Parabéns a todos os intérpretes, servidores e parceiros dessa história de 15 anos de dedicação!
#Inclusão #Acessibilidade #Libras #CILDF #DeputadoIolando #SessãoSolene #CLDF #PessoasComDeficiência #ComunidadeSurda #15AnosCIL #sepd
Clique aqui e Assiata ao vídeo completo da Sessão
Todas as fotos do evento está disponivel aqui