Tuesday, 30 de June de 2026
25°

Tempo limpo

Brasília, DF

Distrito Federal TCDF Cidadania

Alunos da rede pública receberão projeto do TCDF sobre cidadania

O projeto “Tecendo o futuro” promove a atividade e noção cidadã em escolas do Cruzeiro por meio de oficinas e atividades interativas

19/05/2025 às 19h24
Por: Redação Fonte: Noticia Certa
Compartilhe:
Alunos da rede pública receberão projeto do TCDF sobre cidadania

Cerca de 80 alunos da Escola Classe 04 e 06 do Cruzeiro, no Distrito Federal, participarão de uma experiêcia promovida pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), nos dias 22 e 23 de maio. A iniciativa “TCendo o Futuro” tem como objetivo aproximar o público-alvo da atividade – crianças do 5º ano do ensino fundamental – de conhecimentos sobre administração e controle de recursos públicos.

Continua após a publicidade

Com enfoque em estimular o pensamento crítico, responsabilidade cidadã e o protagonismo dos alunos, o projeto, idealizado pela Escola de Contas do TCDF, foi dividido em dois dias, em que os estudantes serão inseridos em uma programação interativa que inclui visitas, oficinas e simulações que explicam, na prática, como funciona a arrecadação de tributos e distribuição de verbas, além do papel de órgãos fiscalizadores.

Continua após a publicidade

As crianças vestirão togas

Na programação, está prevista uma simulação de julgamento do TCDF, em que os alunos assumirão papel de conselheiros e decidirão sobre casos fictícios, tendo como referência procedimentos realizados pelo órgão.

Continua após a publicidade

A fase-teste do projeto ocorreu no final do ano de 2024, e assim permitiu que hoje fosse aplicado à escolas públicas do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Educação do DF. A expectativa é de que a iniciativa seja gradualmente ampliada.