Quinta, 28 de Agosto de 2025
14°C 30°C
Brasília, DF
Publicidade

Senado vota projeto que facilita a vida de pacientes de câncer

Proposta obriga planos de saúde a pagar quimioterapia oral após a alta hospitalar

Por:
02/06/2020 às 18h49
Senado vota projeto que facilita a vida de pacientes de câncer

O plenário do Senado vota nesta quarta-feira (3), de forma terminativa, o Projeto de Lei 6.330/2019, que obriga os planos de saúde a pagar o tratamento de câncer para pacientes com prescrição médica de uso de remédios por via oral.

​O principal defensor da medida na Casa é o senador brasiliense José Antônio Reguffe (Podemos), que foi relator da matéria na Câmara, quando ainda era deputado federal. “Isto vai facilitar a vida dos pacientes”, aposta o parlamentar.

​De acordo com Reguffe, a nova lei obrigará os planos de saúde a comprar modernas quimioterapias orais que o paciente poderá usar em casa, sem a necessidade de se submeter a aplicações intravenosas nas clínicas e hospitais.

​Muitos desses comprimidos são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas levam até três anos para serem liberados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

​“Existem drogas novas, muito mais eficientes, mas que as pessoas não têm condições de comprar, por serem muito caras. Aí, acabam se submetendo a tratamentos mais dolorosos, até sacrificantes, com aplicações nas veias”, explica o senador.

​Reguffe cita médicos reconhecidos em todo o País como apoiadores do projeto. Entre os quais, os oncologistas Fernando Maluf e Gustavo Fernandes. “Eles entendem que esta lei, após passar pelo Senado e ser referendada pela Câmara, vai desburocratizar a vida e melhorar a qualidade dos tratamentos”, conclui.