Sábado, 26 de Abril de 2025
19°C 29°C
Brasília, DF
Publicidade

Administradores regionais são apresentados à nova pesquisa populacional do DF

Levantamento é o mais abrangente realizado pelo GDF e vai auxiliar na formulação de políticas públicas

Samuel Barbosa
Por: Samuel Barbosa Fonte: Noticia Certa
14/04/2025 às 16h18
Administradores regionais são apresentados à nova pesquisa populacional do DF

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) apresentou, nesta segunda-feira (14), a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (Pdad-A) para os administradores regionais de todo o DF, durante reunião realizada no Palácio do Buriti. O objetivo é municiá-los de informações relevantes de cada região administrativa para que possam planejar e executar políticas públicas em consonância com as demandas da população.

Essa foi a pesquisa mais abrangente já realizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e a grande novidade é que, pela primeira vez, o levantamento incluiu todas as regiões administrativas e a zona rural, além dos 12 municípios goianos que compõem a Periferia Metropolitana de Brasília (PMB).

A governadora do Distrito Federal em exercício, Celina Leão, ressalta a importância da nova Pdad para a formulação de políticas públicas eficazes, que realmente atendam às demandas da população. “Por meio da Pdad-A, nós temos condições de verificar como as políticas públicas que colocamos em prática são percebidas pela população e onde precisamos intensificar a nossa atuação. Esse trabalho é fundamental para uma gestão eficiente. A ampliação do estudo nos dará ainda melhores condições de cuidar da nossa população”, frisou.

Atualmente, a Área Metropolitana de Brasília abriga 4.255.593 moradores, distribuídos em 1.444.256 residências. Já a população total do DF é de 2.982.658 pessoas, sendo que 2.861.133 vivem em áreas urbanas e 121.525 em áreas rurais. A pesquisa abordou aspectos como densidade populacional, presença de pets nas residências, residências escrituradas e arranjos domiciliares, além de características dos moradores como raça, religião, entre outros aspectos.

287 mil

população de Ceilândia, segundo a nova Pdad-A

Ceilândia segue como a região mais populosa do DF, com mais de 287 mil habitantes. No Park Way, 73,9% das residências têm animais de estimação e, em Águas Claras, há o maior percentual de imóvel próprio com escritura, chegando a 98,8%.

No Jardim Botânico, o arranjo domiciliar predominante é de casais com filhos, que chegam a 48,8%. No Sudoeste e na Octogonal, 42,7% dos lares são interpessoais e, no Paranoá, 27,6% dos lares são chefiados por mulheres que moram com os filhos.

O secretário de governo, José Humberto Pires de Araújo, destaca a importância de o poder público entender de modo aprofundado como as políticas públicas estão impactando a população. “É uma pesquisa extraordinária, que nos traz um diagnóstico bem completo de como as políticas públicas estão chegando a nossa população. Todo mundo que trabalha com pesquisa, certamente, terá um resultado mais eficaz”, destacou.

Para o presidente do IPEDF, Manoel Clementino, o trabalho é justamente permitir que os gestores tenham embasamento para formular políticas e atender aos anseios da população. “Temos recortes diversos que incluem idade, moradia e percepção de segurança pública, entre vários outros. São questões muito palpáveis na vida da população que precisam ser entendidas pelos gestores para que eles ajam no sentido de atender a esses anseios”, disse.

A pesquisa foi realizada ao longo de 2024 e coletou informações em 25 mil domicílios. Os resultados apontam que a maioria da população é composta por mulheres (52,3%), houve um aumento no número de pessoas negras (58,3%) e a média de idade é de 34,9 anos.

Folga Há 1 dia

Feriado: Ibaneis decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio

O decreto que oficializa o ponto facultativo na capital na próxima sexta (2/5) foi assinado pelo governador Ibaneis Rocha e deve ser publicado ainda nesta sexta-feira (25/4), em edição extra do Diário Oficial do DF

tromba d’água” Há 3 dias

GDF anuncia pacote de obras e ações emergenciais para conter alagamentos em Ceilândia e Sol Nascente

Projetos de drenagem urbana, ações emergenciais e promessas de novas licitações tentam responder aos transtornos causados pelas chuvas; moradores cobram soluções definitivas

Chuvas em Ceilândia Há 3 dias

GDF anuncia drenagem em Ceilândia após estragos causados pela chuva

As obras de drenagem, em Ceilândia, estão orçadas em R$ 11 milhões. Licitação será aberta em maio e, 8 meses após assinatura do contrato, as intervenções urbanas devem ser concluídas

drenagem pluvial Há 3 dias

Ibaneis Rocha assina ordem de serviço para obra de drenagem no Lago Sul

A iniciativa, que visa combater alagamentos e melhorar a infraestrutura da região, representa um investimento de R$ 13,1 milhões, com prazo de conclusão estimado em 8 meses

Brazlândia no PDOT Há 7 dias

Brazlândia no PDOT: veja em primeira mão as regiões definidas para regularização pelo GDF

Correio antecipa com exclusividade as 26 regiões definidas no projeto de lei que atualizará o Plano Diretor de Ordenamento Territorial, que prevê atendimento a 76 mil pessoas e também criação de novas 14 áreas residenciais para 80 mil de baixa renda