Terça, 26 de Agosto de 2025
13°C 29°C
Brasília, DF
Publicidade

Ibaneis projeta que DF terá 100% da iluminação pública em LED

Projeto da Companhia Energética de Brasília (CEB) Ipes substituirá 173 mil luminárias em todas as regiões administrativas da capital federal

Por: Redação Fonte: Agência Brasília
27/01/2025 às 16h43
Ibaneis projeta que DF terá 100% da iluminação pública em LED

O governador Ibaneis Rocha (MDB) lançou o programa de modernização da iluminação pública do Distrito Federal, na manhã desta segunda-feira (27/1). O plano da Companhia Energética de Brasília (CEB) Ipes é de substituir 173 mil luminárias em todas as regiões administrativas.

O projeto prevê a troca de 100% dos equipamentos de vapor de sódio, as amarelas, por lâmpadas de LED, além da instalação e troca de postes, cabos e quadros de comando, o que reflete em segurança e qualidade de vida para a população e também mais eficiência energética e sustentabilidade.

“Essa transformação energética chega hoje, a quase todos os locais do mundo e não poderia ser diferente na capital da República. Temos um olhar voltado exatamente para melhorará questão da segurança pública que é um fato muito importante para nós e essa iluminação dá essa qualidade”, destacou o governador Ibaneis.

De acordo com a CEB Ipes, serão investidos R$ 300 milhões para modernizar todo o parque de iluminação pública.

A companhia planeja concluir os trabalhos em 2026. Na primeira etapa serão instaladas 69 mil novas luminárias de LED, priorizando áreas com maior fluxo de pessoas e veículos, como Ceilândia, Taguatinga, Planaltina, Brazlândia, Sobradinho e do Plano Piloto.

A escolha das regiões levou em conta um trabalho integrado com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), observando o mapa de calor para identificar áreas mais críticas.

“Este programa que lançamos hoje, vem sendo construído há quatro anos. Não é só a troca de lâmpadas. A iluminação é um fator de segurança e qualidade de vida para a população”, disse o diretor-presidente da CEB Ipes, Edison Garcia.

Economia

A escolha pelo uso de lâmpadas LED, as chamadas lâmpadas brancas, visa à melhoria da luminosidade nas ruas, ao aumento da segurança pública e à redução no consumo de energia, com uma economia que pode chegar a até 50%.

As lâmpadas LED, por serem recicláveis, possuem uma vida útil de até 60 mil horas, enquanto as de vapor de sódio têm no máximo 32 mil horas de duração. Graças à sua maior durabilidade, as de LED necessitam de menos trocas, o que resulta em menores custos com mão de obra para manutenção do sistema.

Atuação acelerada

Para garantir que o programa seja implementado com rapidez, as equipes da CEB IPes trabalharão em turnos estendidos, inclusive aos finais de semana. O objetivo é acelerar a execução do projeto e garantir que a população sinta os benefícios da modernização o quanto antes.

Com um total de 320 mil luminárias e 250 mil postes, a modernização da iluminação pública do DF é mais do que uma mudança estética: é uma ação estratégica para transformar a cidade em um modelo de eficiência, segurança e inovação.

Em números, já foram instaladas 147.762 luminárias LED, o que representa 46,18% do parque iluminado de forma mais eficiente. Até o final de 2025, a previsão é de que 53,82% do parque esteja completamente modernizado em todas as regiões administrativas.

 

 

 

Conta luz Há 2 semanas

Veja onde resolver questões de energia elétrica durante esta semana

Atendimento itinerante da Neoenergia está disponível em diferentes pontos no DF

Falta de água Há 3 semanas

Áreas de Brazlândia terão o fornecimento de água suspenso nesta quinta (7) para manutenção da rede

O desligamento programado ocorrerá das 10h às 20h; imóveis que possuem caixa d'água abastecida não serão afetados durante a execução dos trabalhos

Brazlândia Há 3 semanas

Deputado Iolando visita obras estratégicas em Brazlândia ao lado da administradora em exercício Waldinéia de Carvalho: cidade se prepara para receber 10 mil novas moradias

Essas intervenções fazem parte de um pacote de investimentos estruturantes que estão preparando Brazlândia para um novo ciclo de desenvolvimento

Audiência Pública Há 4 semanas

Adasa realiza audiência pública e prorroga prazo para envio de contribuições sobre penalidades aplicadas aos usuários de água e esgoto no DF

Adasa realiza audiência pública e prorroga prazo para envio de contribuições sobre penalidades aplicadas aos usuários de água e esgoto no DF

Mobilidade Há 4 semanas

Trechos 3 e 4 da nova Epig ampliam mobilidade no Sudoeste com viadutos e passagens subterrâneas

Terceira etapa já foi entregue para a população, com a entrada do Parque da Cidade e o acesso ao Sudoeste, por meio do Viaduto Luiz Carlos Botelho Ferreira, finalizados; quarto trecho recebe túneis para pedestres e ciclistas, além de retornos subterrâneos, semelhantes aos do Riacho Fundo