Por: Samuel Barbosa
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que no máximo em 15 dias, o Governo do Distrito Federal lançará o edital de licitação para a construção da Unidade Básica de Atendimento (UPA), na QNO 21, em Ceilândia. O anúncio foi feito durante a inauguração da Praça dos Direitos, na QNN 13, na cidade. O chefe do Executivo local afirmou ainda que a medida vem para amenizar a situação que a população da cidade tem enfrentado na saúde pública. De forma mais imediata, na segunda-feira (21), o GDF fará a contratação de mais 106 médicos para reforçarem o atendimento nessas unidades básicas de saúde.
Também está em fase final o projeto do novo hospital. O documento está sendo elaborado com base na planta do Hospital de Santa Maria, com adaptações para as necessidades dos moradores de Ceilândia.
A publicação do resultado da licitação será em 2020. “O hospital daqui é um dos mais antigos, tem uma série de problemas. Então, a ideia é construir um novo hospital e, depois, fazer a recuperação do hospital anterior como um todo”. O projeto está em fase de conclusão na Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital), em parceria com a Secretaria de Saúde.