"
jip
chek
Faça sua parte! Você também pode ajudar a combater o mosquito
COVID-19

Bahia encampa hospital particular e abre 160 leitos contra o coronavírus

O hospital foi requisitado pelo governador Rui Costa em caráter emergencial, com uma ação na Justiça Federal

19/03/2020 15h57
Por: DILMANLS
9

O Hospital Espanhol, em Salvador, estava desativado há cinco anos. Era um hospital particular, que fechou as portas após grave crise econômica: um símbolo do Brasil, que andou para trás desde 2015. Na manhã desta quarta feira (18), o governador Rui Costa (PT) vistoriou o edifício com sua equipe e o transformou num dos centros de combate ao Coronavírus na Bahia.

Será uma espécie de “hospital de campanha”, na mesma linha do que fizeram as autoridades chinesas, no início da epidemia na província de Wuhan. Lá, com recursos de sobra e um Estado ultracentralizado, os chineses ergueram uma unidade hospitalar, do zero, em pouco mais de duas semanas. A atitude do governador da Bahia é um símbolo importante de que cabe aos estados tomar à frente na gestão da crise – dadas as trapalhadas e a incapacidade do governo central em agir de maneira séria, sob o comando de Bolsonaro.

O hospital foi requisitado pelo governador petista em caráter emergencial, com uma ação na Justiça Federal. O Judiciário acolheu a ideia, e passou a gestão do equipamento de saúde para o governo estadual. Rui Costa determinou que seja feita imediatamente a dedetização, além de pequenos reparos na estrutura física do prédio. A ideia é instalar ali 160 leitos, 80 deles de UTI – fundamentais para alocar os pacientes da rede pública quando a epidemia chegar ao auge no Brasil, em duas ou três semanas.

 

Brasília - DF
Atualizado às 04h49
20°
Poucas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 18°
20°

Sensação

4 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
jornaldebrasilia
Jornal
Municípios
Jornal
Últimas notícias
jornaldebrasilia
Mais lidas
Jornal